Autonomia para reparar furos e outros problemas

Mar 21, 2020

Numa altura em que tudo esta fechado e todos estão em casa é bom não esquecer que há heróis que ainda precisam de se deslocar para os trabalhos essenciais no meio da crise e muitos utilizam a bicicleta para o fazer. Aliás neste momento parece-me ser o veículo que mais se aproxima do isolamento social que a todos é pedido. Para além de que a bicicleta é mais fácil de desinfectar do que o automóvel. E precisas de a desinfectar todos os dias. Especialmente as partes que mais tocas como os punhos, manetes, manipulos, selim e até o quadro.


Outro problema que normalmente surge é a manutenção da bicicleta ou a reparação de problemas que surgem a meio do caminho como um furo ou a corrente saltar e ficar presa.

Por isso lembrei-me de reunir neste post os melhores videos que encontrei para ganhares um pouco mais de autonomia nas situações mais frequentes.

Nota: Caso não consigas ver os videos acede à playlist youtube: youtube.com


Trocar câmara de ar



Remendar uma câmara de ar

Podes fazer sem ter de tirar a roda da bicicleta



Afinar as mudanças de carreto/cassete

Se a bicicleta tiver mudanças internas de cubo é ainda mais simples, mas existem dezenas de modelos diferentes. Envia-me uma mensagem para ajudar.



Afinar travões VBRAKE



Afinar travões ferradura



Afinar travão disco mecânico



Ajustar travão disco hidráulico

A afinação completa depende muitas fezes da chamada sangria do travão (troca de óleo) e isso nota-se quando começa a deixar de travar. Neste caso são apenas dicas básicas para quando ele está a fazer barulho por exemplo.



Há outras coisas que podem acontecer mas estas são as essenciais. Não deixes de pesquisar por videos no youtube que actualmente são uma boa ajuda para o desenrasque.