Sistema de carga frontal Dahon

May 2, 2020

A Dahon tem uma solução para transporte de cargas à frente que não interfere com a direcção.

Nem todas as Dahon são compatíveis, apenas as que têm a slot frontal para os 3 parafusos



A vantagem deste sistema em relação aos adaptadores Klickfix, que funcionam também nesta slot, é a de uma maior capacidade de peso sendo 9kg. Os adaptadores Klickfix admitem no máximo 6.5kg e é se for com o adaptador da Tern. 2.5kg a mais pode não parecer muito, mas não nos esqueçamos do peso de alguns cestos ou malas que vazias roubam logo boa fatia e isto para viagens grandes pode tornar o sistema pouco útil.

A diferença estará nos 3 parafusos vs 2 do suporte Klickfix e do adaptador em si que é feito com partes grossas em alumínio. Sente-se a robustez da peça ao pegar nela. Penso que até podia levar bem mais, mas eventualmente podia comprometer a slot no quadro.

Mas 9kg já é excelente.

Em baixo Valet Truss + Quick Coupler, + 2 acessórios para ele: o Luggage rack e a Concierge bag

As duas peças também se vendem à parte. Podes precisar de mais Valet Truss para outras Dahon ou Quick Coupler para outros acessórios Dahon ou malas/cestos que já tenhas. Aliás pouca oferta de acessórios Dahon para este sistema é compensada por este Quick Coupler. Apenas tens de reforçar uma mala que já tenhas com uma parede em plástico ou outro material duro e fazer 4 furos

Concierge bag

É óptima para viagens, tem inclusive um porta mapas impermeável. old school! é assim mesmo, que se lixem os g.p.éses e as apps :)) estou a brincar, mas também é útil para documentos.

Tem uma alça para ombro que prende ali onde está a etiqueta

2 compartimentos laterais com fecho e um à frente. Tem também este separador que tem uma tira interior de velcro ao longo da mala para separar coisas se for preciso.

- Volume: cerca de 5 litros

- Capacidade: máx. 7 kg

- Dimensões: 35 x 19 x 21 cm


Instalação do Quick Coupler

Esta mala já vem reforçada e com os 4 furos para o Quick Coupler. A instalação é um pouco complexa porque os parafusos ao não poderem ser muito grandes, é difícil acertar nas 4 porcas do adaptador em simultâneo. É trabalho de paciência durante uns bons minutos!

A parte interior da mala, escondida por baixo de uma aba com velcro.


Valet Truss

O Valet Truss não é de difícil instalação mas recomendo uma sextavada pequena em L por causa do reduzido espaço dentro da peça. Como qualquer peça deve ser apertada devagar e alternadamente até sentirmos o aperto suficiente.

A Concierge bag encaixa depois no carril do adaptador e aquele botão vermelho bloqueia a mala. Para a tirar é só puxar o botão.

No caso particular desta Dahon Dash assenta como uma luva. A distância para acessórios não é muito grande. Na maioria das Dahon convencionais há uma distância enorme ao guiador por isso há muita margem para malas maiores.


Luggage Rack

Na verdade penso que só que consegue aproveitar o máximo disponível de carga (9kg) com este suporte. É um suporte universal para qualquer mala grande que caiba aqui.

Aqui o mesmo processo. Há uma chapa soldada no suporte com os tais 4 furinhos

 

A Dahon tem outros acessórios para este adaptador.


Computer bag

Volume: aproximadamente 3,5 litros

Capacidade: 7 kg

Dimensões: 40 x 13 x 31 cm


Cargo basket

Dimensões: 30 x 26 x 15cm

Capacidade: 9 kg


Front bag

  

Medida: 24 x 6 x 26 cm

Volume: 4L


Relembrando que o Quick Coupler pode ser instalado em muitas coisas como malas ou cestos universais incluindo os da Klickfix.

Mais aqui: bklisboa.pt/Dahon